Android P

Finalmente disponível, Google lançou uma versão do Android em modo Preview Developers

Remilson Semedo
A Google lançou oficialmente a primeira prévia do Android P, próxima versão do sistema operacional da companhia. Essa prévia inicial é focada nos desenvolvedores e está disponível num primeiro momento para a linha de smartphones Pixel

Suporte para telas no estilo do iPhone X

Os detalhes no topo da tela do iPhone X finalmente chegaram aos smartphones com Android.

Os desenvolvedores podem até mesmo testar como ficará o visual do seu aplicativo em displays com diferentes tipos de cortes. Ao que tudo indica esse detalhe veio mesmo para ficar.

Odoo texto e bloco de imagem

Mudanças no visual das notificações

Como é de praxe a Google faz sempre várias alterações durante o desenvolvimento de seus produtos, o que não garante que essa seja a versão final. Os ícones de notificação e os detalhes poderão sofrer algumas modificações.

O destaque vai para os aplicativos de mensagens, que deve receber a função de Smart Replies, que utiliza o que a outra pessoa disse para sugerir respostas prontas. Imagens e adesivos também poderão ser visualizados diretamente na notificação, sem a necessidade de abrir a mensagem.

Odoo texto e bloco de imagem


Outras novidades

·         Melhorias na gestão de energia para utilizar a bateria de maneira mais eficiente.

·         Restringir o acesso à câmera e ao microfone de aplicativos que estão em segundo plano

·         Caixa de diálogo padronizada para aplicativos que quiserem verificar uma impressão digital.

·         Mudanças no Autofill que devem facilitar o preenchimento automático de logins e senhas salvas.

·         Suporte a mais codecs de vídeo e imagem, como o HDR VP9 Profile 2 e o HEIF.

·         Nova API para múltiplas câmeras permite que aplicativos decidam qual sensor deverá ser utilizado.

·         Suporte ao Wi-Fi Round-Trip-Time para melhorar a precisão dos serviços de localização e indicar sua localização com uma margem de erro de apenas um ou dois metros, o que será de grande ajuda para mostrar trajetos do Google Maps em locais fechados..

·         Como o Android sempre teve problemas em fazer as atualizações chegarem aos consumidores na hora,pois é algo que fica no controle das fabricantes. Como consequência, muitos aplicativos são feitos para versões antigas do sistema. A Google quer melhorar nesse aspecto e vai começar a exibir um aviso quando o usuário instalar programas destinados ao Android 4.2 ou anterior.

É de ressaltar que essa preview é feita para desenvolvedores. Mais detalhes sobre a nova versão do sistema serão dadas  durante o evento Google I/O, que acontece em maio. O Android P também terá num futuro próximo uma versão beta.


Fonte: The Verge / Dieter Bohn